Atividades com a escola básica

GAEB colabora na organização e concede menção honrosa durante a I Feira de Ciências e Engenharias da UFGD

A FECEN - I Feira de Ciências e Engenharias da UFGD que ocorreu do dia 16 a 20 de novembro de 2015 é uma feira científica que conta com palestras, minicursos e apresentação de trabalhos de diferentes áreas do conhecimento de estudantes de nível médio, graduação e pós graduação. Nesta primeira edição o  Grupo de Apoio aos estudos da Biodiversidade - GAEB marcou presença no evento, colaborando na organização e na avaliação das engenhocas apresentadas.

 

“A Fecen foi diferente das outras feiras que havíamos participado, porque enquanto nas outras só tínhamos contato com estudantes de ensino fundamental e médio, a FECEN possibilitou que trocássemos experiências com estudantes de graduação e pós graduação, isso quebrou parte da barreira escola e universidade, desta maneira podemos discutir com pessoas de diferentes cursos e refletir qual caminho escolheremos no futuro”, comentou Diovanna Katiussi Retamero, estudante do ensino médio e bolsista PIC de uma escola estadual de Ivinhema.

 

Diversos prêmios marcaram a noite de gala que foi o encerramento da edição 2015 da FECEN, entre estes prêmios o GAEB concedeu aos trabalhos destaques de cada área uma menção honrosa, além de  uma credencial para o V curso de Verão em Bioprospecção para área de ciências biológicas.

 

Segue abaixo a relação de trabalhos premiados pelo GAEB:

Smartcópio - Uma ferramenta para o ensino de ciências - recebeu uma credencial para o V Curso de Verão em Bioprospecção da UFGD pelo destaque na área de Ciências Biológicas - Nível Superior;

 

Projetos de Nível médio premiados com Menção honrosa:


Gearduíno: Previsão de geadas - Projeto destaque na Área de Ciências Agrárias;

 

Raspberry PI - Incentivando o aprendizado de programação básica para estudantes do ensino fundamental por meio de hardware de baixo custo e software livre - Projeto destaque na área de Ciências Exatas e da Terra;

 

Mochila do bem: andando com você sem prejudicar sua saúde  - Projeto destaque na Área de Ciências Biológicas e da Saúde;


Caracterização quanto a corrosão do Aço AISI 1020 exposto a solução de ácido nítrico - Projeto destaque na Área de Engenharias

 

O GAEB parabeniza a todos os participantes pela dedicação e empenho e espera colaborar novamente na edição 2016.

Sob Orientação de Mestranda em Bioprospecção Estudantes do Ensino Médio tem se Destacado em Feiras Científicas

Orientadas pela mestranda em Bioprospecção da UFGD, Fernanda Soares Junglos, 3 estudantes do ensino médio desenvolveram  trabalhos de Iniciação Científica Júnior (IC Jr.).

 

As estudantes da Escola Estadual Senador Filinto Muller (Ivinhema-MS), Diovanna Retamero e Carolina Concórdia, e do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul – Câmpus Nova Andradina, Lívia de Morais Lamar, desenvolveram os projetos: “Confecção de dois modelos didáticos para auxiliar no estudo físico da luz e da cor” e “Tintas de caneta e de cartucho para impressora à base de pigmentos naturais”.

 

Os trabalhos vem sendo aperfeiçoados e  tem se destacado em feiras científicas na qual as estudantes vem participando.

 

Na  FETEC Jr MS (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul - Categoria Júnior) 2012 - com o trabalho intitulado “Binóculo Mágico: um modelo didático para auxiliar o estudo físico da luz e da cor” - receberam 6 prêmios, entre eles o melhor trabalho da feira, melhor apresentação oral, melhor banner, uma maleta para o ensino de química, uma menção honrosa por destaque em inovação e 3 bolsas de Iniciação cientifica Júnior concedidas pela FUNDECT.

 

Durante a FECINOVA (Feira de Ciências e Tecnologia de Nova Andradina)  2014,  com o trabalho “Tintas de caneta e de cartucho para impressora à base de pigmentos naturais” levaram o 1º lugar da feira na categoria fundamental, e o 1º lugar na área de ciências biológicas e da saúde, na qual receberam medalhas e uma placa de homenagem. A participação na FECINOVA rendeu ainda uma moção de parabenização concedida pela Câmara Municipal de Nova Andradina.

 

Já durante FECEN (Feira de Ciências e Engenharia da UFGD) 2015 as estudantes apresentaram o trabalho “Confecção de dois modelos didáticos para auxiliar no estudo físico da luz e da cor”, este trabalho é a continuação do trabalho apresentado na FETEC Jr e recebeu o prêmio de melhor diário de bordo de toda a feira científica.

 

Para a professora orientadora a participação em eventos científicos como este é de extrema importância para vida escolar dos estudantes, pois proporcionam novas experiências e a aquisição de novos conhecimentos, a premiação é só um incentivo a para que elas continuem se aperfeiçoando. 

Além disso,  durante as feiras as estudantes tem a chance de conhecerem pesquisadores renomados que avaliam seus trabalalhos, iclusive participaram de uma palestra com o Dr. Marcos Pontes,  1° astronauta brasileiro, e a Dra. Karina Oliani  (médica,  apresentadora de TV e brasileira mais jovem a escalar o Monte Everest) que partilhou com eles suas experiências. 

                                       

"Todo grande progresso da ciência resultou de uma nova audácia da imaginação." 

(John Dewey)